terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Optical Compressor

Buenas.

Bom, de uns tempos pra cá, andei sentindo a necessidade de um compressor no set, e como é um efeito que, não sei por que, recebo muito poucas encomendas, é muito raro montar algum.

Desse modo, resolvi pesquisar pra ver se achava algo interessante.

Não gosto dos compressores na onda dos Ross/MXR, sempre gostei mais de compressores Opticos, como o DOD280, e em meio a algumas pesquisas, me deparei com um projeto simplíssimo do John Hollis, chamado Flatline.

Resolvi testar, e devo dizer, supriu todas as minhas expectativas, gostei demais.

Abaixo, seguem algumas fotos da montagem (clique para ampliar):

Placa populada, usei esse optocoupler genérico que vende na Small Bear e diodos 1N60 de germanio:


A caixinha escolhida foi esse modelo novo da Small Bear, comprei uma pra experimentar, inclusive foi por isso que a placa ficou grande e com os 4 furos nas extremidades, essa caixinha já vem com furos para fixação da placa, e apesar de eu não usar, achei legal o compartimento para bateria embaixo.



Testando o encaixe da placa no interior da caixinha


E aqui o pedal por dentro, já montado:



E finalmente, o pedal concluído:


A arte foi feita em inox corroído.

Espero que tenham gostado.

Grande abraço!

Big Louis!

3 comentários:

  1. cara voce compra na smallbear electronics? como é pra importar de la? passa na alfândega de boa? que tipo de pagamento eles aceitam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pagamento é feito através do paypal.

      Em relação a alfândega, é só ficar esperto em relação a cota máxima do seu pedido.

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde Big! Tenho lido bastante o site do Handmades e vi que você é um dos "chefões" de lá. Seu trabalho é excelente e tenho aprendido MUITO com tudo o que tem lá no Handmades. Fico chateado por não poder me cadastrar. Faço engenharia elétrica com enfase em eletrônica e já fiz alguns projetozinhos mas não sabia que já existia TANTA coisa já pronta na internet. E o mais interessante, tanta coisa reunida! Tenho uma pergunta pra você... Vi que os capacitores Panasonic são os mais "desejados" pelos projetos tops de linha, mas dele só acho eletrolíticos. Existem deles cerâmicos, tântalo, poliester? Falando neles, para projetos desse tipo sei que os eletrolíticos são excelentes. Mas quando não há polaridade, quais desses ultimos são mais indicados? Estou usando atualmente capacitores da multicomp, com resistores 1% e pots Alpha, mas lendo alguns relatos do GrAmorim vi que os ruídos irão diminuir usando capacitores Panasonic. Achei eles difíceis de serem encontrados. Achei na Farnell (apesar do frete meio caro, ao menos já está no Brasil e posso comprar vários capacitores de uma vez só e dividir com o PagSeguro e não serei taxado ;) ), você me indicaria mais algum outro site para comprá-los? Agradeço antecipadamente pelas futuras respostas e agradeço ainda mais por todo o conhecimento que você e todos os outros membros do Handmades me passaram.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir